26.1.08

Quão largas são as costas da liberdade?


A deputada do CDS-PP, Teresa Caeiro, tem um espaço na Visão, no qual imprime (advertindo à partida o leitor) uma “leitura pessoal dos acontecimentos mais importantes da semana”.
Na edição de 24/01/08 da supracitada revista encontrei uma pérola, nas “Más notícias” e sob o título “Ameaças de terrorismo”, em que a prezada espetou preto no branco a seguinte e profunda reflexão:

As sociedades ocidentais construíram espaços de direitos, de democracia e de liberdades a que me orgulho de pertencer. Quanto tempo teremos de viver condicionados por fanáticos que desprezam aquilo em que acreditamos, a começar pela vida humana? (p. 26).

Saiba, senhora deputada, que quem não preza a vida é alguém que não tem nada a perder. Porque já lhe tiraram tudo.

Quão largas serão as costas da liberdade? De que democracia falamos e dos direitos de QUEM?

Quanto tempo terão ELES de viver rodeados por fanáticos orgulhosos que desprezam aquilo em que os OUTROS acreditam, do alto das suas evoluções democráticas, e das suas posições de destaque?
Foto: Isabel Pereira Gomes_Guimarães, Outubro de 2007

3 comentários:

SAM disse...

O olho-por-olho-dente-por-dente que vai deixar o mundo cego!
posso citar o eminente poeta e filosofo Boy George:

Karma karma karma karma karma kameleon
You come and go, you come and go
Loving would be easy if your colours were like my dreams
Red, gold and green
Red, gold and green


lolololol
beijo doce paixão!

A Intolerável Ligeireza do Ser disse...

Viste o que fizeram à Democracia?
Se o medo não fizesse parte da atmosfera terrestre, não surgiria a obsessão pela religião e liberdade. Muito menos, batalhariam por elas.
Em Portugal. Os Portistas não gostam de Benfiquistas, e vice-versa, isto tudo, por causa de preferências de afecto clubístico. Mas, quando joga a selecção de Portugal, aí, já somos todos portugueses. Até se o Uruguai jogasse contra nós (“nós”, até eu, digo “nós”), o Fucile e Cristian Rodriguez seriam uns cabrões, apesar de jogarem em dois dos grandes de Portugal.
E, assim como, o mete-nojo do Nuno Gomes é aplaudido pelos portugueses portistas, o cigano do Quaresma é, por sua vez, alegria dos tugas benfiquistas.
Está-se mesmo a ver, que o melhor, seria organizar um campeonato de futebol interplanetário. Com bandeiras do planeta Terra em todas as varandas.
Ou então, um big brother a nível mundial, de Oriente a Ocidente, isto, para algumas individualidades verem, através da TV Real, as lindas figurinhas que fazem.
Enfim, é o fundamentalismo global – O Regime Democrático dos Trogloditas.

Beijo.
J.

João Feijó disse...

Então o IRA e a ETA são grupos terroristas de onde? O holocausto foi protagonizado por quem? Quem resolveu partilhar África a régua e esquadro no final do séc. XIX? Quem teve um papel activo na dinamização de duas guerras mundiais? A resistência francesa à ocupação nazi não utilizou técnicas terroristas? Antes da fundação de Israel os judeus não utilizaram tácticas terroristas? O que tem o tipo da foto a ver com a triste opinião da senhora do CDS-PP? O que é que comeste ao almoço?
De facto, quando se pretende simplificar a realidade desta forma cai-se numa mediocridade que é triste...